

CARGA
12 aulas (24 horas)
PÚBLICO
Profissionais ou estudantes a partir de 16 anos que se interessam pelo universo do design gráfico e da composição visual
INVESTIMENTO
Em até 5x deR$344,00
R$1.500,00 á vista (com desconto aplicado)
DESIGN E COMPOSIÇÃO VISUAL
DIAS DE AULA
Quinta-Feira - 19h00 ás 21h00
Vivemos a era da imagem e a fotografia editorial tem um papel fundamental na mídia, na publicidade e na comunicação contemporânea. É ela que ilustra e complementa os mais diversos formatos de conteúdo, seja documentando eventos atuais, retratando pessoas ou lugares, ou ilustrando conceitos e ideias, com o intuito de transmitir uma mensagem clara e evocar uma resposta emocional ou intelectual.
CURSO PRESENCIAL
SOBRE O CURSO
O Design Gráfico ou Design Visual é uma disciplina artística e científica, que desenvolve a habilidade técnica e criativa de organizar informações com o objetivo de comunicar, visual e sensorialmente, mensagens ou ideias de forma clara, esteticamente atraente e que se conecte com o público de forma psicoemocional, influenciando suas percepções.
Os designers gráficos utilizam elementos visuais, como imagens, tipografia, cores, formas e texturas, para compor e criar projetos que podem ser aplicados em uma variedade de mídias, como impressos, digitais, redes sociais, embalagens, entre outros. Além de considerar os aspectos estéticos, é fundamental levar em consideração a funcionalidade e a usabilidade de seus projetos. Eles precisam entender as necessidades do cliente, o público-alvo e o contexto em que a mensagem será comunicada para criar designs eficazes. Isso pode envolver a criação de logotipos, cartazes, panfletos, sites, aplicativos, ilustrações, embalagens, entre outros materiais visuais.
Além de estimular a inspiração e desenvolver o processo criativo particular e individual, este programa tem como objetivo capacitar os alunos para desenvolver um olhar artístico sensível, a habilidade científica de pesquisa e desenvolvimento de projeto e as habilidades técnicas de composição visual, bem como exercitar a inspiração e desenvolver o processo criativo particular e individual
Ao final do curso, você terá desenvolvido algumas aptidões, entre elas:
-
Criar e compor peças de comunicação visual impressas
e digitais; -
Estruturar o briefing para orientação de um projeto;
-
Executar pesquisas para contextualização e validação de seus projetos;
-
Construir acervos de referências visuais e conceituais;
-
Ter um olhar sensível e um senso crítico apurado;
-
Compor paleta de cores e texturas;
-
Compor equipes de criação colaborativas;
-
Compreender-se como um agente sociocultural ativo;
PROGRAMA
Neste curso abrangente, mergulharemos no universo interconectado do design, arte, comunicação e cultura. Começaremos compreendendo o briefing: o que é, como é elaborado, onde é aplicado e por que é fundamental para o processo criativo.
Em seguida, exploraremos a pesquisa como uma ferramenta crucial, abordando referências, fontes de inspiração, reinterpretação e a importância de evitar o plágio no desenvolvimento de projetos visuais.
A imaginação será estimulada enquanto mergulhamos no simbolismo e nos elementos visuais que compõem uma composição eficaz. Discutiremos a composição cromática e o uso de texturas para criar atmosferas e transmitir mensagens visuais poderosas.
A hierarquia visual será explorada, juntamente com conceitos de formas, alinhamento, camadas e planos, e como eles influenciam a percepção e a organização de uma peça de design.
Por fim, examinaremos o peso visual e como ele pode ser manipulado para direcionar o olhar do espectador e criar impacto. Ao longo do curso, os alunos serão desafiados a aplicar esses conceitos em projetos práticos e a desenvolver sua própria linguagem visual distintiva.
O certificado de conclusão de curso será entregue ao aluno após a entrega da atividade final de criação de portfólio.

SEU PROFESSOR
RODRIGO
THOMAS
Rodrigo Thomas, aquariano, artista visual e bacharel em Design Gráfico com ênfase em Tipografia pela Universidade Anhembi Morumbi (2010-2015) e pós graduado em MBA Marketing Estratégico também pela Universidade Anhembi Morumbi.
Atua na área de criação e composição em design gráfico, concepção e gestão de marcas pelo viés do design e do marketing. Pesquisador em branding para pequenos empreendimentos socioculturais e personal branding para empreendedores para resgate da identidade pessoal e técnicas de autoconhecimento para fortalecimento da auto estima. Fundador do Mutuêiro Criativo, agencia com enfoque em gestão e concepção de novas marcas para artistas e empreendedores.
.jpg)